Munique
- Andréa Hagen
- Aug 1, 2020
- 4 min read
Munique é uma cidade marcante, cheia de vida, com monumentos fantásticos e belas igrejas.
Capital cultural do sul da Alemanha, é a terceira maior cidade do país (Berlim e Hamburgo são maiores) e conta com ótimos museus e teatros.
Alguns gigantes da indústria, como a Siemens, têm suas sedes aqui. Munique ainda possui uma das maiores universidades da Alemanha.
Como a capital da Baviera é bem próxima da Suíça, vamos frequentemente visitá-la. Basta aparecer uma oportunidade e lá vamos nós!
Calculando a rota:
Reserve, no mínimo, 3 dias para conhecer a cidade.
Comece pela Marienplatz que fica bem no coração de Munique, a 15 minutos à pé da estação central, a Hauptbahnhof.

O local abrigava um mercado no período medieval. A Neues Rathaus (Nova Prefeitura) é o prédio mais belo e às 11 horas o centro das atenções é a torre do relógio onde as figuras se movimentarão.

Parte do centro da cidade é exclusiva para pedestres. Você irá encontrar muitas lojas de moda, restaurantes, bares, barracas de frutas, algumas igrejas e um mercado aberto, o Viktualienmarkt, um dos mais bonitos da Europa.
O Viktualienmarkt existe desde 1807 e vende de tudo um pouco: pães, queijos, frutas, legumes, mel e muito mais. Se estiver quente vá ao Biergarten, local onde as pessoas se sentam para papear e tomar uma cerveja.
Vizinha do Viktualienmarkt, Alter Peter, Igreja de São Pedro, tem muitos degraus mas a vista lá de cima é fascinante!

Também bem próximo ao mercado há uma Eataly, com produtos italianos divinos.



A Frauenkirche é o principal cartão postal da cidade. Foi concluída em 1488 e pode acomodar 2 mil fiéis. Do alto das torres têm-se uma bela vista da cidade.

Ao redor da Fraeunkirche existem ótimos restaurantes como: Anderchser am Dom, Augustiner am Dom e Bratwurstglöckl am Dom.


Passeie pelo Englischer Garden, o jardim inglês, e veja os surfistas se arriscando nas ondas formadas pelo Eisbach.



Conheça também o Hofgarten, um verdadeiro oásis na cidade, que fica bem próximo da Residenz.

Residenz é a antiga residência dos reis da Baviera do século 14. O palácio abriga um museu com obras valiosíssimas. Esfregue as mãos nos leões da entrada, traz sorte!


O Deutches Museum é o maior e mais antigo museu tecnológico do mundo. O gigante tem 45 mil metros quadrados e aproximadamente 17 mil objetos de todos os tipos. Está dividido em departamentos portanto, planeje o que quer ver! Não dá para visitá-lo em um só dia, estude o roteiro.O museu abre das 9 às 17 h.
Para chegar até lá, pegue o S-Bahn em direção a Isartor.
Certamente uma das principais atrações da cidade é o restaurante Hofbräuhaus, cervejaria mais famosa de Munique e possivelmente do mundo. Foi fundada há 423 anos pelo duque Guilherme V.
Outro restaurante que gostamos muito, Block House, pertence a uma família alemã e tem filiais em cidades como Berlim, Hamburgo e Frankfurt. A salada (foto) é deliciosa e a carne está sempre no ponto! Leve para casa o tempero para carnes "Steak Pfeffer", vendido no restaurante.

Outros bons restaurantes:
Augustiner - fica na principal via de pedestres da cidade velha, depois do Stachus/Karlplatz) - para especialidades bávaras e porções generosas!

Spatenhaus - fica na Residenzstrasse, é muito conhecido e se resolver visitá-lo à noite, reserve! Não saia sem experimentar o pato e de sobremesa o creme (bavaroise) com nectarina!

Zum Franziskaner - na Theatinerstrasse.
Donisl - fica na Weinstrasse, ao lado da prefeitura/Marienplatz. Restaurante tradicional da cidade, sempre cheio!
Adoramos o Neni, que fica bem próximo à estação central.

O que mais vale a pena:
Asamkirche - arquitetura rococó. A pequena igreja apresente um altar ricamente decorado.
Glyptothek - acervo de esculturas gregos e romanas.
Alte Pinakothek - magnífica galeria de arte de artistas europeus (idade média ao século 18). Pinturas de Rubens, El Greco, Rembrandt, Rafael e outros.
Neue Pinakothek - reúne peças da arte alemã do século 19.
O Zoo de Munique é um bom passeio para adultos e crianças. Mais de 5 mil animais.
Sea Life, fica no Olympiapark, e é também um bom programa com as crianças.
Odeonsplatz
Olympiapark - construído para os jogos olímpicos de 1972 é um local gigantesco que pode ser visto de todos os lugares de Munique pois abriga uma torre alta de televisão. Tem pista de skate, trilhas de bicicleta, quadras de tênis, piscinas e apresenta espetáculos musicais e diversos.
Se o tempo estiver bom, o pessoal da cidade costuma ir para Gartnerplatz, praça que fica no bairro trendy de Glokenbachviertel (GBV) repleta de lojas, bares e restaurantes. Palco do Sommerfest (festival de verão) e centro da comunidade gay da cidade. Diversão garantida!
Oktoberfest - a cerveja é, sem dúvida, a bebida alcóolica preferida dos alemães. 7 milhões de pessoas visitam a cidade entre o fim de setembro e o começo de outubro (16 dias de festa)!
Schloss Nymphenburg - fica pouco distante do centro mas é um palácio magnífico com salas impressionantes e suntuosas. Possui também um pequeno museu natural e de ciência.
O time principal do FC Bayern treina todos os sábados às 11:30 hs. Eles costumam atrasar alguns minutos. O treino dura aproximadamente 1 hora e meia e os jogadores ficam bem perto e dão autógrafos no final! O centro para treinos fica na Säbener Strasse.
O primeiro campo de concentração nazista fica em Dachau, local vizinho a Munique.
Onde comprar:
◾ Galerias Karstadt. Gosto muito da que fica ao lado da estação de trem/Haupbahnhof.
◾ Kaufhof, fica ao lado da Marienplatz.
◾ Oberpollinger, bem luxuosa, localizada logo depois da Stachus.

◾Ludwig Beck na Marienplatz, exclusivíssima. Os produtos gourmets são sensacionais, há um edifício exclusivo para eles.

◾ Se estiver interessado em souvenirs, os melhores preços estão nas lojas de departamento Kaufhof & Karstadt.
◾ A galeria Fünf Höfe, na Theatinerstrasse, é lindíssima, tem boas lojas, um Armani Café & uma das minhas livrarias preferidas, a Hugendubel. Vale a pena visitá-la!

◾ Maximilianstraße - para visitar boutiques exclusivas. Vale pela linda arquitetura também. Onde se hospedar: Gostamos muito do NH, Novotel Muenchen City (Hochstraße 11), o Leonardo Royal e nesta última viagem ficamos no Maritim (Goethestraße 7, bem próximo da Estação central e Stachus.