Rota Romântica
- Andréa Hagen
- Jul 27, 2020
- 3 min read
A rota romântica é um dos roteiros rodoviários mais charmosos da Europa. Foi criada em 1950 para ajudar a impulsionar o turismo pós-guerra na Alemanha. A maioria dos viajantes faz o trajeto de carro, mas alguns corajosos e bem preparados vão de bicicleta.
O cenário é encantador e acompanha o visitante por aproximadamente 460 km e 29 cidades bem preservadas alemãs. São construções impressionantes entre Würzbug e Füssen.
Placas marrons com a inscrição Romantische Strasse estão dispostas em intervalos regulares para que o turista não se perca. Já visitamos muitas cidades da rota há alguns anos e, esse ano resolvemos voltar! Começamos o passeio por Würzburg, uma bela cidade universitária. Sua maior atração é o grandioso Palácio Residencial, o Residenz, patrimônio mundial da Unesco, que serviu de residência dos príncipes-bispos de Würzburg desde 1744. A escadaria em estilo barroco de Balthasar Neumann (1687-1753) e o afresco sobre ela de Giovanni Batistta Tiepolo são as principais atrações e ficaram intactas durante a segunda guerra mundial.

Passe também pela maravilhosa Ponte Velha, a Alte Mainbrücke. Os locais costumam comprar uma taça de vinho, procuram um espaço e ficam por lá papeando e observando o movimento.

Onde ficar: optamos pelo City Partner Hotel Strauss, que fica no centro antigo.
Onde comer: Weinhaus zum Stachel (desde 1413) e Alte Mainmühlem bem no começo da ponte antiga.
Rothenburg ob der Tauber é a nossa favorita. Considerada por muitos como a mais bela de toda região, tem construções lindas, hotéis charmosos e cheiro de comida no ar. Rothenburg é também conhecida como a cidade medieval mais bem preservada da Alemanha.

Não deixe de andar pela muralha da cidade. Quem escolhe pernoitar por lá deve fazer o passeio com o guardião da cidade - sai 2x à noite e custa 8 euros/pessoa. Informe-se no hotel ou centro de informação ao turista, que fica na praça principal.

Visite também a loja de natal Käthe Wohlfahrt! Há sempre a sugestão e que a gente experimente o doce tradicional da cidade, o Schneeball (bola de neve): um doce com tiras fritas recheadas com açúcar, creme, chocolate ou geléia. Não sou fã...
Onde ficar: Goldener Hirsch, localizado ao lado de uma das principais atrações da cidade, o Plönlein. Quarto confortável, café da manhã incluído, WiFi e estacionamento próximo ao prédio principal.
Onde comer: zur Höll (não deixe de fazer a reserva) e Reichsküchenmeister.
Dinkelsbühl é um dos pontos altos da Rota Romântica. A preservação do centro medieval pode ser especialmente observada nos quatro portões e nas 20 torres, além do muro, que estão intactos. Conheça a catedral St. Georg, um belo exemplo da arquitetura gótica.



Nördlingen também tem muralhas bem preservadas e foi colocada nos nosso plano de viagem. Foi lá que dormimos no novíssimo Ibis Styles, que tinha ao lado um supermercado Edeka, que adoramos - passe pelo corredor onde ficam os temperos! *Não retornamos às seguintes cidades dessa vez pois optamos por visitar o campo de concentração de Dachau e seguir para Munique. Mas, para quem quer conhecer as principais cidades da Rota Romântical vale incluí-las:
Augsburg foi fundada pelo imperador August, é grande - a maior da rota, rica e chique. Visite o salão dourado da prefeitura e o Fuggerei, um conjunto de 147 casas construídas em 1516 pelo milionário católico Jakob Fugger e doada aos pobres.
Landsberg am Lech é o local onde Hitler, cumprindo pena de prisão, escreveu Mein Kampf.
Andar por suas ruas cheias de cafés, lojas e restaurantes é certamente um bom programa.
Entre Schwangau e Füssen reside a atração mais magnética do roteiro: o castelo Schloss Neuschwanstein, um dos três concebidos por Ludovico II, que era obcecado por Richard Wagner.
O castelo do seu pai fica muito próximo, Schloss Hohesschwangau e também merece uma visita.
Lembre-se que as visitas são limitadas e devem ser marcadas com antecedência.
Calculando a rota:
Dediquem 5 dias para o passeio. Visitem os castelos, museus e parques.