top of page

Os santos do gelo - Die Eisheiligen

  • Writer: Andréa Hagen
    Andréa Hagen
  • May 13, 2020
  • 2 min read

A primavera começa, no mais tardar, em maio na Suíça. Na prática porém, os agricultores suíços esperam pela passagem dos santos do gelo, porque acreditam que eles sempre trazem geada, frio e às vezes neve até o meio do mês.

Acredita-se que os santos do gelo passarão pela Suíça entre os dias 11 a 15 de maio de 2020. Todos os anos, neste mesmo período, são comemorados e relembrados bispos e mártires dos séculos IV e V.


As histórias sobre eles são lendas e apenas um pouco é garantido historicamente. Estes são os santos do gelo e suas origens na fé cristã: 11 de maio: Mamertus


Mamertus viveu no sul da França no século V. Depois de um terremoto, Mamertus realizou três procissões para a assistência de Deus. A cidade finalmente conseguiu conter o fogo.



12 de maio: Pankratius


Pankratius é um dos primeiros mártires cristãos do século IV. Ele foi decapitado pelo imperador romano Diocleciano. Seu corpo deveria ser jogado para os cães, mas os fiéis conseguiram levá-lo embora e Pancratius foi enterrado nas catacumbas de Roma.



13 de maio: Servatius No século IV, ele foi bispo em Tongern, atualmente território belga.

14 de maio: Bonifácio


Diz-se que Bonifácio viajou de Roma para Tarso (cidade que hoje fica na Turquia) no século IV e testemunhou a perseguição de cristãos sob o poder do imperador Galério. Diante do horror, Bonifácio se converteu ao cristianismo. Ele também foi executado.


15 de maio: Sofia


Sofia de Roma, conhecida na Suíça como "Kalte Sophie" (Sofia Fria), também era mártir. Sofreu maus tratos pelo imperador Diocleciano, no século 4. No século 9, seus ossos foram dispostos como uma relíquia na igreja romana de Santi Silvestro e Martino ai Monti.


No norte da Alemanha acredita-se que há cinco santos do gelo. No sul da Alemanha, Suíça e Áustria acredita-se que há quatro. A razão para essa distinção é que o tempo frio vem do norte e os países mais ao sul têm, portanto, um dia de atraso.


O período da passagem dos santos do gelo foi determinado na Idade Média - naquela época ainda de acordo com o calendário juliano. Eles marcam o final do inverno e o início da primavera, quando os agricultores podem, finalmente, plantar. A regra dos fazendeiros é: "Você nunca estará a salvo do frio noturno até Sophie passar." Isso se refere ao fato de que em algumas noites de maio ainda há geada no solo, que mata plantas recém semeadas. Após a passagem dos santos do gelo, esses curtos períodos de geada não devem mais ocorrer e as temperaturas se estabilizarão.

No século 16 a reforma do calendário gregoriano ocorreu sem que a data dos santos do gelo fosse alterada. Na Idade Média, a regra dos agricultores se aplicava ao final e não a meados de maio, como acontece hoje.

De fato, parece que a crença dos agricultores será confirmada este ano. O MeteoNews prevê uma frente fria exatamente entre os dias 11 e 15 de maio. Portanto, se você já possui pequenas mudas no jardim ou na varanda, deve protegê-las das baixas temperaturas.


E que, depois dessa semana, o bom tempo venha para ficar! (Bom, pelo menos até outubro!) ;) Fonte: Watson https://www.watson.ch/wissen/schweiz/422505151-eisheilige-2020-so-wird-das-wetter-und-daher-kommt-die-bauernregel







RECENT POSTS
SEARCH BY TAGS
ARCHIVE
bottom of page