top of page

Covid-19

  • Writer: Andréa Hagen
    Andréa Hagen
  • Apr 21, 2020
  • 2 min read

No dia 13 de março, o governo suíço declarou a pandemia do coronavírus como uma "situação extraordinária", instituindo uma proibição de todos os eventos privados e públicos e ordenando o fechamento de bares, restaurantes, instalações esportivas e espaços culturais em todo o país. Só as companhias que fornecem bens essenciais à população - como mercados, padarias, farmácias, bancos, postos de gasolina e correios - estão autorizadas a permanecer abertas.


As escolas também foram fechadas em todo o país, no dia 16 de março. A Suíça é um dos países mais atingidos pelo coronavírus, com 27.775 testes positivos e quase 1500 mortes, para uma população de 8,5 milhões de habitantes. O Conselho Federal classifica a situação na Suíça como "especial" nos termos da Lei sobre Epidemias, o que lhe dá autoridade para tomar decisões pelos 26 cantões e impor medidas de ordem. É a primeira vez que o dispositivo é utilizado.


Forças do Exército suíço foram mobilizadas para apoiar as autoridades de segurança e o sistema de saúde. O tráfego fronteiriço foi restringido. Os hospitais na Suíça foram orientados a informar quantas camas de emergência estão disponíveis para pacientes com coronavírus. O país dispõe de 82 unidades de terapia intensiva (UTIs) com 950 a 1000 camas, das quais cerca de 850 estão equipadas com respiradores.

Muitos hospitais e asilos proibiram a visita de familiares como forma de proteção. E muitas empresas introduziram o sistema de trabalho a partir de casa para seus funcionários o home office.

No dia 16 de abril o país anunciou um plano de saída do confinamento: A partir de 27 de abril, alguns autônomos poderão reabrir seus negócios além dos hospitais, consultórios médicos e odontológicos. As crianças poderão, caso a situação permita, retornar às escolas a partir de 11 de maio. Algumas lojas poderão reabrir.

No dia 8 de junho haverá a reabertura de escolas profissionais, universidades, museus, jardins zoológicos e bibliotecas. Atualização: No dia 29 de abril o Conselho Federal anunciou as novas medidas de flexibilização. Lojas, restaurantes, museus e bibliotecas reabrirão a partir do dia 11 de maio. Treinos esportivos também estão autorizados e os transportes públicos regressarão ao seu funcionamento normal. Os restaurantes poderão receber no máximo quatro pessoas por mesa ou pais com os seus filhos. Os clientes devem estar sentados e separados com um espaço de dois metros ou por um elemento de separação. A partir do dia 11 de maio, os professoras das escolas primárias e secundárias voltam a dar aulas presenciais. Os cantões e as prefeituras prepararão a reabertura das escolas observando todas as especificações. Os estabelecimentos de ensino superior poderão voltar às aulas presenciais caso o curso não tenha mais do que 5 alunos. A medida também é válida para os cursos de instrumento musical. Lojas, museus e bibliotecas poderão reabrir no dia 11 de maio. Jardins botânicos e zoológicos permanecerão fechados até ao dia 8 de junho. Os treinos esportivos podem recomeçar a partir do dia 11 de maio. Os grupos podem ter, no máximo, cinco pessoas. Fonte: swissinfo.ch

RECENT POSTS
SEARCH BY TAGS
ARCHIVE
bottom of page