Schwingen, a luta livre suíça
- Andréa Hagen
- Aug 23, 2019
- 1 min read
Neste fim de semana haverá o Festival de Luta Suíça e Festa Alpina em Zug. O encontro, conhecido como Eidgenössische Schwing-und Älplerfest em alemão, acontece a cada três anos.

A luta livre suíça acontece em um ambiente cheio de patriotismo e culto às tradições. Trata-se de um duelo entre dois homens fortes, com regras rigorosas e movimentos próprios.
Não é possível datar com precisão a origem do Schwingen mas algumas desenhos do século 13 na Catedral de Lausanne já ilustravam a luta.
O Schwingen fazia parte da cultura de festas na Suíça central. Pastores e camponeses lutavam por animais como ovelhas e outros produtos.
Os competidores usam camisas e calças compridas, sobre as quais vestem um short de lona ou juta, que os lutadores seguram com uma mão durante toda a disputa. Antes de cada combate, os árbitros dividem os jogadores e após cada um desses rounds, redefinem quem luta contra quem.
Os melhores lutadores medem suas forças durante alguns minutos em um campo coberto de serragem.
A luta começa com um aperto de mão é decidida quando um lutador toca o chão com os ombros. A regra também estipula que o vencedor deve limpar a serragem das costas do perdedor em demonstração de respeito.
O ganhador e participantes recebem prêmios em dinheiro, um Muni - touro ainda jovem, sinos e outros presentes.
Os organizadores aceitam que o público traga garrafas de cerveja, vinho, copos, facas, canivetes suíços e alimentos.
Muitos suiços acordarão cedo amanhã para acompanhar o evento.
Que vença o melhor!
Imagem:
https://www.esafzug.ch/