Zurique
- Andréa Hagen
- Jun 12, 2019
- 4 min read
A cidade é compacta e você precisará de apenas algumas horas para conhecer as suas atrações principais!
Sugestão de passeio por um dia, em Zurique:
1. Bahnhofstrasse
A rua de compras, internacionalmente conhecida, liga a estação de trem ao lago de Zurique.
Lojas de departamento, boutiques renomadas, joalherias e hotéis luxuosos enfeitam a Bahnhofstrasse. A Champs-Elysées serviu de modelo para a sua construção no século 19.

Considerada uma das mais belas avenidas da Europa, é centro dos negócios durante o dia com as sedes dos bancos e escritórios diversos e ponto de encontro à noite com bons cafés e restaurantes.
2. Schipfe
Um dos mais antigos bairros da cidade. Na idade média serviu de espaço para a troca de mercadorias e a partir do século 16 foi importante centro da indústria da seda. Hoje a área continua sendo relacionada ao trabalho dos artesãos - há lojas exclusivas e objetos únicos. As construções são do século 12. Bom local para compras e gastronomia.
3. Lindenhof
Oferece uma bela vista da cidade e é um lugar tranquilo para um lanche/piquenique, ponto de encontro dos jogadores de xadrez e espaço muito fotografado pelos turistas. Daqui têm-se uma bela vista da parte antiga de ZH. Grossmünster, Prefeitura, Limmat, Universidade e do Swiss Federal Institute of Technology.

Havia um forte neste local no século 4 protegendo a cidade da ocupação romana.
De acordo com a história local, 52 árvores idênticas foram plantadas no local em 1474. Em 1747 uma pedra com a menção à cidade, "Turicum", foi encontrada aqui.
Fonte Hedwig de 1668: homenagem às mulheres que defenderam a cidade dos austríacos com lanças nas mãos.
4. St. Peter
Possui o maior relógio da Europa. Há cinco sinos de 1880 na torre e o maior deles pesa mais do que seis toneladas.
Da idade média a 1911 a igreja serviu de ponto para observar incêndios. Na idade média era a única igreja de ZH onde os cidadãos eram batizados e se casavam.
5. Augustinergasse
Uma das mais belas ruas de Zurique, com restos de fachadas medievais.

Janelas Oriel, forma de observar quem vinha visitar - construída ao lado e nunca sobre a porta da frente.
6. Paradeplatz
Local onde estão os escritórios centrais dos grandes bancos suíços, a conhecida confeitaria Sprüngli - visite-a e prove um macaron, conhecido como "Luxemburgeli" - e o delicioso restaurante Zeughauskeller.
7. Fraumünster
Turistas do mundo inteiro param aqui para admirar os vitrais de Marc Chagall e Augusto Giacometti. A igreja tem também o maior orgão do cantão com 5793 pipas. Foi convento fundado em 853 para de origem nobre.

8. Bürkliplatz
Local de saída dos barcos de transporte e passeios no lago de Zurique. Se tiver tempo faça o passeio curto com aproximadamente 1 hora e meia de duração.
9. Grossmünster
Uma das atrações principais da cidade. Local onde o padre Zwingli começou o movimento da Reforma (1520). Ele se uniu com Lutero e outros responsáveis pela reforma na Alemanha. Seu sucessor foi Bullinger. Desde 2009 vitrais de Sigmar Polke enfeitam a catedral.

10. Wasserkirche
Pedra dos santos padroeiros da cidade, Felix e Regula, decapitados em 301 DC.
De acordo com a lenda, eles deram 40 passos com a cabeça sobre os braços até se deitarem no local onde queriam ser enterrados. 500 anos depois a Grossmünster foi construída no local.
Em 1634 a Wasserkirche começou a funcionar também como biblioteca da cidade. Em 1940-41 foram feitas algumas escavações que ainda podem ser vistas até hoje.
11. Rathaus
Primeira prefeitura do país, foi construída no século 13. Essa é a terceira prefeitura, construída em 1698, no mesmo local. Tem o estilo renascentista.
A ponte liga as duas metades da cidade, divididas pelo rio Limmat. Também é chamada de ponte dos vegetais pois aqui havia um mercado. Há uma entrada que pode ser acessada para quem está de barco. Fassada com inscrições e bustos de heróis gregos, romanos e história suíça.
12. Niederdorf
Área agitada da cidade, ótima região para compras, gastronomia ou simplesmente para uma caminhada.
13. Landesmuseum Museu Nacional onde é possível conhecer alguns aspectos culturais e a história da Suíça.
14. Zürich HB
A primeira estação de trem da Suíça foi construída neste local em 1847. 24 anos depois teve que ser aumentada para acomodar o crescente número de trens.
Quando inaugurada contou com a presença de muita gente vinda de longe para ver o edifício livre, sem pilares.
Situada no coração da Europa, passam por ela cerca de 1900 trens diariamente.
Estátua de Alfred Escher - construtor do túnel Gotardo fica em frente à estação.
15. Jardim Chinês O jardim chinês, localizado junto ao lago de Zurique, foi construído como símbolo da amizade e parceria existentes entre a maior cidade suíça e Kunming, cidade do sudoeste da China.

O jardim, um dos mais reconhecidos fora da China, foi inaugurado em 1994 e serviu como um presente pela ajuda técnica - oferecida por Zurique - para modernizar a rede de água potável e de drenagem urbana da cidade chinesa.
16. Im Viadukt Zürich-West é um dos bairros mais interessantes de Zurique. A 10 minutos do centro, esta antiga zona industrial foi repaginada e se transformou em uma das regiões mais interessantes da cidade. Os galpões, viadutos e fábricas desativadas foram ocupados por restaurantes, bares, boates, galerias de arte, lojas diversas, ateliês, estúdios, etc.

Quem visita Zurique e tem mais que dois dias na cidade deveria incluir um passeio pela região. Inclua uma caminhada pelo "Im Viadukt" e verá que os arcos do viaduto foram transformados em espaços para lojistas, gastrônomos e artistas. O aluguel das lojas é acessível e em troca os proprietários contratam trabalhadores deficientes ou jovens desempregados, por exemplo. A filosofia do espaço "Frau Gerolds Garten" também é muito interessante. Há plantas, hortas, flores espalhadas entre as mesas além de opções de bebidas e comidas. Também há uma galeria com lojas e uma sorveteria. Tornou-se um desses lugares da moda onde a gente tem a chance de ver pessoas de todos os tipos e idades e acha algo delicioso para comer (Hummus com Pita e Nachos com Guacamole) além de bebidas que não se acha em qualquer lugar - tomei um refrigerante bem azedinho de ruibarbo.

A marca suíça "Freitag" - dos irmãos Markus e Daniel Freitag - tem bolsas e outros objetos reciclados bacanérrimos.

Em frente ao "Gerold Chuchi" você encontrará um céu de guarda-chuvas coloridos. Não conheço o restaurante mas é super bem recomendado, especialmente para quem gosta de hambúrgueres.
