Berna
- Andréa Hagen
- May 28, 2019
- 3 min read
Hoje estive em Berna, acompanhando duas paraenses muito simpáticas. O objetivo era apresentar a capital da Suíça em um passeio pelas principais atrações da cidade. Sugestão de passeio por Berna. Tente disponibilizar pelo menos 4 horas do seu dia. :)

1. comecem pela estação de trem, a Bahnhofplatz/Station Square. Aproximadamente 270 mil pessoas passam diariamente pela estação. Ao atravessar a rua está a Igreja Heilliggeistkirche/Church of the Holy Ghost, considerada uma das igrejas protestantes mais bonitas do país.
2. sigam pela rua Spitalgasse e virem a direita na Bärenplatz - uma praça com muitos restaurantes e bem próxima do Parlamento. O restaurante Cafe Fédéral é conhecido por ser frequentado por políticos. O prato principal é o entrecôte servido com batatas fritas e uma manteiga de ervas "café de paris".
3. o Parlamento foi inaugurado em 1902 e renovado em 2008. Em frente ao prédio 26 jatos de água alcançam 4 metros de altura alegram as crianças nos dias mais quentes - entre abril e outubro. Há um mercado de frutas, flores e especialidades suíças às terças e sábados no local. Atrás do edifícil há um belo espaço para fotos!

4. sigam pela rua em frente ao Parlamento - Amthaustgasse e depois Münstergasse (foto acima) até a catedral da cidade: Münster/Cathedral. A construção da catedral começou em 1421 e durou, aproximadamente, 100 anos. Ao lado da entrada principal da igreja há uma bela obra de arte que conta a história do julgamento final.

5. do lado esquerdo da saída da Catedral há um portão de entrada para um belo jardim - Münsterplattform - com uma bela vista da cidade e do Rio Aare.

6. retornem à rua Münstergasse e sigam adiante. Virem à direita, atravessem a ponte e sigam para o Bärenpark/Bear Park. Os ursos estão associados à cidade desde a sua fundação, em 1191. Ao lado do parque há um centro de informação ao turista e um restaurante que produz a própria cervejae serve bons pratos, o Tramdepot.

7. se houver tempo, subam até o Rosengarten/Rose Garden, um jardim com mais de 200 tipos de rosas. O caminho é indicado por placas. De lá terão uma das mais belas vistas da cidade. Também há um bom restaurante no local.

8. voltem a atravessar a ponte, desta vez do lado contrário (direito). Sigam pela Gerechtigkeitsgasse e Kramgasse sempre atentos às belas fontes no meio do caminho. Do lado esquerdo, Kramgasse 49, fica a casa de Einstein/Einstein Haus/Einstein House. Ele morou no local entre 1903 e 1905 e escreveu parte da Teoria da Relatividade ali. O apartamento no segundo andar é aberto ao público como um pequeno museu e no andar inferior há um bom café.

9. na mesma rua, bem próximo à casa de Einstein, fica o Zytglogge/Clock Tower. De 1191 a 1250 a torre do relógio serviu como porta de entrada para a cidade. Mais tarde funcionou como prisão. O relógio astronômico é de 1530 e mostra a posição do sol, da lua e a constelação dos planetas. As figuras mecânicas que fazem parte do relógio se movimentam 4 minutos antes da badalada da hora inteira.

10. atravessem a passagem da torre do relógio e cruzem a rua à direita em direção ao Kornhaus/Granary. Hoje o prédio abriga, na minha opinião, um dos melhores e certamente o mais bonito restaurante da cidade - o Kornhauskeller.
11. Atrás do prédio do restaurante Kornhauskeller, na rua Zeughausgasse está a igreja mais antiga da cidade, a Französische Kirche.
12. retornem à estação - é só seguir adiante pela Zeughausgasse, dobrar a primeira à esquerda até o Bärenplatz e à direita pela Spitalgasse.