top of page

Estacionamentos femininos

  • Writer: Andréa Hagen
    Andréa Hagen
  • May 6, 2019
  • 1 min read

No verão de 1991, uma austríaca de 18 anos que morava na Suíça, foi à Zurique com a intenção de assustar e matar uma mulher. Sua confissão revelou que ela estava esperando no estacionamento Urania por uma vítima. Quando uma mulher de 29 anos apareceu e quis entrar em seu carro, foi atacada por trás, teve rasgada suas roupas e tomou uma única facada.

A vítima, uma mulher de 29 anos que foi de Aargau à Zurique para comprar seu vestido de noiva, morreu imediatamente. O caso inquietou e preocupou a população. Estudos documentaram que muitas mulheres se sentiam inseguras em lugares públicos, temiam a agressão sexual e a violência. Houve a exigência de maior segurança em garagens e estacionamentos públicos. Como resultado, foram criados os estacionamentos femininos - espaços marcados e designados para uso exclusivo de mulheres, próximos à saída, bem iluminados e monitorados, vigiados por câmeras de vigilância.


Em alguns cantões, essas vagas reservadas às mulheres estão sendo desativadas ano a ano durante a renovação dos estacionamentos públicos. Os espaços se modernizam, tornam-se mais bem iluminados, são monitorados e os elevadores são transparentes. Ficam assim mais seguros e as vagas reservadas só para mulheres passam a não ter mais sentido.


RECENT POSTS
SEARCH BY TAGS
ARCHIVE
bottom of page