Chave suíça
- Andréa Hagen
- Feb 4, 2019
- 2 min read
Meu chaveiro tem 4 chaves. Da esquerda para a direita: a chave que destrava a bicicleta; a do cadeado do espaço que temos no porão; a da caixa de correspondências e uma geral que abre a porta que dá acesso ao porão, a porta de um salão para festas, a porta de entrada principal do edifício e a porta de casa.

Perder essa última chave aqui na Suíça poderá custar uma pequena fortuna! 😶
As chaves aqui costumam ser do tipo "super seguras", muitas possuem um código que interliga o objeto a um endereço em particular. São chaves registradas que não podem ser simplesmente copiadas.
Dependendo do modelo da chave e marca, a nova poderá custar entre 200 e 2000 francos. Sem exagero! Perder uma chave poderá envolver a troca de TODAS as fechaduras - da sua porta, da garagem, do edifício, do porão - e nesse caso, a conta será inevitavelmente alta!!
Por isso, recomendo que, se perder uma chave, aguarde uns dias. Com sorte você receberá um convite para comparecer ao escritório de Achados & Perdidos ou em uma Delegacia de Polícia.
Ao recebê-la de volta é comum que dêem os dados de quem a devolveu. Por quê ou para quê? Para que você possa agradecer e de preferência recompensar quem a encontrou! Afinal, o cidadão teve o trabalho e perdeu tempo devolvendo o objeto. 😉
Aqui na Suíça as pessoas costumam recompensar com 10 a 20% do valor do objeto perdido. Não é uma regra mas é o que fazem.
Há cidades como Lausanne onde o standard é pagar 20 francos ao receber a chave e a polícia se encarregará de repassar a quantia a quem encontrou a peça.
Caso não receba a chave de volta, acione o seu seguro. Com sorte pode ser que eles paguem ou reponham parte do dinheiro gasto.
De toda forma, cuide bem das suas chaves! 😀