Brockis
- Andréa Hagen
- Jan 22, 2019
- 2 min read
Na Suíça há um boom de lojas estão repletas de artigos de segunda mão: móveis e artigos antigos, roupas de grife ou brinquedos. Hoje existem mais de 100 dessas lojas só em Zurique.

Um estudo do Instituto Gottlieb Duttweiler afirma que os artigos de segunda mão tornaram-se tendência, especialmente entre a geração mais jovem - preocupada com a sustentabilidade (consumidor atencioso e consciente da origem do produto) e composta por caçadores de produtos exclusivos e originais. Essa geração costuma achar alguns produtos do passado muito interessantes, explica Karin Frick, pesquisadora do Instituto Gottlieb Duttweiler.
Nunca foi tão fácil vender ou comprar produtos usados. Mercados on-line estão crescendo. O maior mercado da Internet para produtos usados na Suíça, ricardo.ch, vendeu mais produtos no ano passado do que qualquer outro provedor de serviços de Internet.
Apesar da concorrência na Internet, como os sites "tutti.ch" ou "nimms.ch", os números de vendas dos Brockis, continuam acima de um milhão de francos por ano. Os Brockis possuem um mundo de artigos de segunda mão e o relacionamento pessoal continua atraindo clientes.
No Brockenhaus você encontrará itens exclusivos que ninguém mais possui. Além disso, pode-se inspecionar de perto os itens usados.
Para quase todos os itens há um comprador. Muito populares, por exemplo, são os artigos multimídia, especialmente gravadores e fitas cassetes de áudio. Eles são procurados por muitos professores de jardim de infância.
Parte das receitas de muitos Brockenhäuser flui para instituições e projetos sociais. Eles oferecem também empregos e programas de emprego para pessoas com problemas de saúde ou de reintegração.
Quem aí gosta de sair a procura de objetos antigos? O Brocki da foto fica bem ao lado de casa, numa antiga fábrica. Eles abrem apenas 2x por semana e têm artigos muito especiais.