Berner Mandelbärli
- Andréa Hagen
- Sep 18, 2018
- 1 min read
Por volta de 1870, Friedrich Anton Reiche fundou uma fábrica de placas de metal em Dresden. Os moldes de chocolate de Reiche são alguns dos mais famosos do mundo e hoje são itens de colecionador. Olhando para os livros de encomendas dos anos 1906 a 1914, é claro que todos os grandes fabricantes de produtos de confeitaria eram clientes da Anton Reiche - por exemplo Lindt, Suchard e Tobler na Suíça.
A Glatz Confiseur AG, uma confeitaria na cidade de Berna, celebrou o seu 125º aniversário em 1989 e, naturalmente, quis criar um produto novo e muito especial para celebrar esta ocasião. Eles se depararam com esses antigos moldes de ursinhos de chocolate e a idéia brilhante do mestre confeiteiro era encher esses moldes com uma mistura de bolo em vez de chocolate.
Os padeiros e confeiteiros da Glatz criaram - sob a liderança do mestre confeiteiro Peter Kollöffel - os leves e arejados ursos berneses de amêndoa, que agora estão disponíveis em 12 sabores: baunilha original (sem glúten e sem lactose), chocolate, creme irlandês, cappuccino, mirtilo, pistache, mel, coco, castanha, morango e canela.

Ao longo dos anos, não só os sabores dos ursos de amêndoa foram continuamente refinados, mas também os moldes de urso foram adaptados e otimizados, até chegarem na forma de urso de amêndoa de hoje.
Os ursos de amêndoa podem ser encontrados em vários lugares de Berna: em todas as lojas Glatz, na Bäckerei Reinhard, no Coop, na galeria Globus, Loeb e no quiosque Zytglogge.