O PostAuto
- Andréa Hagen
- May 16, 2018
- 1 min read
Os ônibus amarelos dos Correios suíços, conhecidos como PostAuto, são muito tradicionais no país.

Há mais de um século - a companhia de transporte suíça foi fundada em 1849 - eles levam mais de 100 milhões de passageiros pelos 10.363 mil quilômetros de rotas. Aqui na Suíça costuma-se dizer que, se um lugarejo não tiver acesso por trem, certamente terá por PostAuto, que cruza todos os cantões, ligando cidades maiores até as regiões mais isoladas do país.
Tomamos um desses ônibus, minha companheira de viagem Paula e eu, para percorrer um trecho do incrível Vale Verzasca, no cantão de Ticino, parte italiana da Suíça. O cenário é fantástico e cheio de curvas e pistas estreitas. O Vale Verzasca pertence ao distrito de Locarno e inclui as cidades de Mergoscia, Vogorno, Corippo, Lavertezzo, Brione, Verzasca Gerra, Frasco e Sonogno. A cada ano a região atrai 300 mil turistas. Seguimos primeiro para Sonogno, uma vila com menos de 100 habitantes. Caminhamos até a cachoeira Froda. Depois tomamos novamente o PostAuto até Lavertezzo, visitamos a igreja e a famosa Ponte del Salti.
A buzina Tü-ta-too soa como Post-Autoo e alerta os outros veículos nas estradas nas montanhas. A melodia foi retirada da composição da ópera do compositor italiano Rossini "Guilherme Tell".
*A imagem que ilustra esse post foi retirada da internet.