top of page

Dezembro, o mês das tradições

Que a Suíça preza e cultiva suas tradições não é novidade para ninguém. Os costumes regionais são numerosos. E dezembro é o mês das comemorações.

Os belíssimos Mercados de Natal - Weihnachtsmärkte - começam no fim do mês de novembro e vão até o mês de dezembro.

A Coroa do Advento, em alemão Adventskranz, é um objeto decorativo circular que possui ramos verdes - normalmente de pinheiros - e contêm 4 velas, as Adventskerzen. Nos quatro domingos que antecedem o natal as velas serão acesas simbolizando a alegria pela espera de Jesus. A primeira vela é acesa no primeiro domingo de advento (em 2017, no dia 03 de dezembro). No segundo domingo duas velas serão acesas (dia 10 de dezembro). No terceiro, três (dia 17 de dezembro) e no quarto domingo, as quatro velas (dia 24 de dezembro).

No dia 6 de dezembro comemora-se São Nicolau ou Samichlaus como é chamado na Suíça alemã. Samichlaus é a figura de um bispo que vem sempre acompanhada por seu ajudante, o "Schmutzli". É uma festa para crianças!

Alguns cantões católicos celebram o Samichlaus no dia anterior, 5 de dezembro. As crianças costumam deixar os sapatos fora de casa para que eles sejam preenchidos com presentes e/ou guloseimas como mexericas, maçãs, amendoins e pequenos chocolates.

Algumas famílias preferem receber a visita do São Nicolau em casa - algo normalmente combinado com as igrejas. Em algumas vilas e cidades há o desfile do São Nicolau e sacolas de doces são distribuídas às crianças que devem descrever como se comportaram durante o ano ou declamar versos especiais para esta data.

Outra tradição em dezembro são os Calendários do Advento (foto), o Adventskalender encontrado em algumas lojas e supermercados suíços. É realmente divertido fazer a contagem dos dias que antecedem o natal. Serão abertos do dia 1 ao 24 de dezembro uma janelinha ou porta que contém uma pequena lembrança de natal - um pequeno chocolate ou brinquedo.

O Papai Noel não é muito relevante na Suíça. Aqui, o seu papel é assumido pelo "Christkind" ou "Le petit Jésus", um anjo vestido de branco com uma coroa brilhante e uma varinha mágica.

O dia 24 de dezembro é celebrado em família. É nesta data que as crianças vêem a árvore - um pinheiro de verdade para todo suíço que se preze - decorada e iluminada por pequenas velas e os presentes deixados pelo Christkind, Le petit Jésus, Gesu Bambino ou Menino Jesus.

Versos serão recitados, músicas cantadas e instrumentos tocados. O repertório é internacional e muito influenciado pelos países vizinhos da Suíça. Canções natalinas alemãs são particularmente populares. As crianças costumam participar bastante porque aprendem neste época muitas músicas e poemas na escola.

O jantar tradicional de Natal é o fondue de queijo ou chinoise acompanhado de um bom vinho.

Em alguns bairros ainda são organizados o Adventsfenster ou Janela do Advento. A cada dia do mês de dezembro, uma família decora a janela da sua casa, organiza uma pequena reunião e recebe os vizinhos com frutas, sopas e bebidas. A lista é planejada e enviada com bastante antecedência e as pessoas podem se candidatar, anotando a data que preferem fazer a festa. Os participantes abrem suas casas e recebem os visitantes no fim da tarde.

São tradições e razões suficientes para quem mora por aqui se encantar pelo mês de dezembro e fazer a contagem regressiva para o natal!

Desejo a todos vocês um Feliz Dezembro!


 
RECENT POSTS
SEARCH BY TAGS
ARCHIVE
bottom of page