Regras de segurança para caminhadas nas montanhas
- Andréa Hagen
- Oct 16, 2017
- 2 min read
Caminhar é uma atividade importante para preservar a saúde física e mental. Talvez seja uma das preferidas dos suíços e acabamos por tomar gosto também - afinal, o país tem montanhas belíssimas que valem a visita e experimento.

Caminhar na montanha é prática para quem quer conciliar esforço físico ao prazer de percorrer trilhas e apreciar a natureza em todo o seu esplendor. No entanto, essa atividade exige o cumprimento de algumas regras importantes:
1. Planeje
Planeje com cuidado a caminhada. Informe-se sobre os trajetos. Tenha mapas ou aplicativos da região a ser visitada. Leve uma bússola ou, de preferência, tenha um GPS.
2. Equipamento e Roupa
Tenha atenção na escolha do equipamento. É importante estar preparado para situações de muito calor ou frio ou para os terrenos pedregosos e escorregadios. O uso da roupa - que deve ser confortável e adequada à estação do ano - também é importante. No outono ou inverno leve sempre uma jaqueta impermeável que proteja do vento, névoa ou chuva. Use sempre calçados apropriados, como aquelas botas de montanha com a sola grossa. Proteja a cabeça e os olhos do sol. Aplique um protetor solar na pele que ficará exposta. Carregue uma mochila para transportar peças extras de roupa, alguma comida e água.
3. Nunca faça o percurso sozinho
Mesmo que seja considerada uma trilha tranquila, não vá sozinho. Sempre haverá a chance de acontecer algum acidente como torcer o pé, cair, sentir-se mal. Não saia do percurso marcado - o risco de se perder existe!
4. Informação
Informe sobre o seu plano - nome da montanha, direção, horários previstos do começo e término da caminhada - a familiares e amigos. Não confie tanto no seu celular porque com a altitude você facilmente perderá o sinal.
5. Observação
Observem atentamente o caminho e as mudanças no tempo. Tente entender a altitude: ela poderá afetar o seu corpo. Os efeitos mais comuns para a mudança e altitude são náuseas, dor de cabeça e falta de ar. A melhor maneira de compensar a altura é estar bem hidratado, seco e quente. Se você sentir um desses sintomas, retorne. Não vale a pena correr nenhum tipo de risco.