Alguns dos meus lugares favoritos
- Andréa Hagen
- Nov 8, 2017
- 4 min read
Perguntam-me bastante quais as cidades considero mais interessantes e bonitas, o que fazer e visitar. E sempre respondo que não há cidade mais bonita pois todas são únicas, especiais a seu modo e que ainda tenho muito mais para conhecer por aí.

Eu adoro mergulhar no desconhecido, observar costumes. Interesso-me por assuntos variados, pela cultura local. Procuro deixar de me comportar como turista, desapegar do meu mundo e tentar fazer parte do lugar. O viajante que está aberto às novidades e respeita as diferenças se sentirá bem em qualquer lugar do mundo. Bom, é assim que penso.
Não vou ficar aqui apontando o que provei ou vi e não gostei. Talvez tenha tido azar na ocasião e você tenha a sorte de estar no local no dia e hora certos. Longe de mim dizer que a cidade é monótona; que as pessoas são chatas; que não é fácil fazer amizade com os habitantes locais; que a comida estava fria, sem tempero, cara demais e sei lá mais o quê.
Se me perguntarem quais são os meus cantos (no plural) favoritos, aí sim, terei uma lista de lugares que já fui e, tendo a chance, irei outras vezes. E não é apenas pela beleza e sim pelo "pacote completo" que o local oferece: suas atrações, gastronomia, acomodação e hospitalidade de sua gente.
No Brasil sou fascinada por Fernando de Noronha, na minha opinião um dos lugares mais especiais do país - praias lindíssimas, pousadas confortáveis, vistas de tirar o fôlego. Um lugar que tive a chance de conhecer numa viagem com uma prima querida e que ainda espero mostrar um dia ao meu marido e filho. Também adoro meu estado, Minas Gerais - não há gastronomia como a mineira. Passear pelo Mercado Central em Belo Horizonte, tomar um caldo de cana na Praça do Papa, comer um pão de queijo recheado com lombo de porco...hmm, tem coisa melhor?
Gosto muito do que conheço do Rio de Janeiro: a capital, os pontos turísticos, praias, a alegria contagiante dos cariocas. Sou fã da região dos Lagos, de Paraty. Tenho ótimas recordações de Alagoas, da Bahia... Gosto muito do que vi no Nordeste e Sul do país. Do Norte não conheço absolutamente nada ainda!
A Suíça é hoje minha casa. Fui muito bem recebida por aqui. Um país que tem paisagens fantásticas, rios e lagos belíssimos onde a cor da água do gelo derretido continua me surpreendendo. A culinária, que recebe influência da Alemanha, França e Itália, é excelente. Lucerna é, na minha opinião, a cidade que mais resume o país: compacta, emoldurada pelos alpes, com um dos lagos mais bonitos para se visitar, ótimos museus e restaurantes. Zurique e Berna também valem a visita além de Basel e Genebra. Se houver tempo e coragem há teleféricos que leva o turista às mais lindas montanhas.
Como muitos amigos gostam de dizer quando passam por aqui Suíça é o "Crème de la Crème", onde realmente se vê e vivencia o que chamam por aí de coisas de Primeiro Mundo.
Tenho fascínio pela Alemanha. Munique é minha terceira casa - depois do Brasil e Suíça - pois meu marido trabalhou quase 3 anos por lá e eu o acompanhava sempre que podia. Conheço bem a cidade e gosto muito de lá. A Rota Romântica com suas vilas que parecem vindas dos contos de fada é uma das regiões mais belas que já conheci. Berlim é fenomenal, oferece um mundo de coisas e agrada a todos. Freiburg com seus estudantes, Biergärten, mercados e opções de compras é uma cidade muito agradável. E o nosso parque de diversão favorito Europa Park fica em Rust, bem perto de Freiburg.
Áustria ganha no quesito hospitalidade. Não há gente mais simpática e hospitaleira, especialmente nas cidades menores. Innsbruck, Salzburg e Viena são cidades que já visitamos mais de uma vez e que voltaremos sempre que possível. A região do Tirol é encantadora.
Bélgica e suas batatas acompanhadas de maionese, waffles de chocolate, cafés espetaculares e a praça mais linda que já vi na vida, a Grand-Place, em Bruxelas. E ainda tem a encantadora Antuérpia e os canais de Bruges.
Dinamarca me surpreendeu com sua arquitetura sem igual, lojas fabulosas, sua gente bem educada, seus barcos e bicicletas. O parque Tivoli, um dos mais antigos do mundo, é um dos lugares mais mágicos que conheço com todas aquelas luzinhas, barracas e enfeites.
França e os seus museus, parques, cafés e restaurantes! Adoro a região da Alsácia e até já me acostumei com a grosseria parisiense.
Sou encantada pela Holanda, seus parques, suas flores, mercados, casas tortas, história e museus.
Inglaterra e Escócia são cinzentas mas interessantíssimas. Morei na Inglaterra em 1996, fiz bons amigos e conheci o meu marido. Londres é para mim uma cidade muito especial - adoro ver gente do mundo inteiro misturada, gosto das suas ruas; dos parques; das lojas; restaurantes; galerias e museus. O interior do Reino Unido é belíssimo, os castelos são encantadores, a paisagem é estonteante!
Na Itália e sou encantada pela região do Lago di Garda que não fica longe de Milão, cidade que gostamos muito e que tem a melhor churrascaria brasileira onde já comi fora do Brasil - uma filial do Barbacoa. A região de Cinque Terre é mágica e foi em Monterosso al Mare que comi a melhor sobremesa da minha vida. Toscana, ah Toscana, acho que está na hora de voltar! Florença é incomparável. Siena, Lucca, San Gimignano são especiais. Veneza é única, mágica. E ainda tem Piemonte e suas trufas brancas frescas. Roma, a cidade eterna...sua gente, seus pratos e gelatos. Inigualável.
Luxemburgo é um país surpreendente, tem estradas lindíssimas e hotéis bacanérrimos escondidos pelo caminho. Em Portugal só conheço Lisboa. Mas planejarei ir à Algarve! Preciso ir à Espanha. E quero muito conhecer a Escandinávia. Meu filho sonha com a Grécia e acabaremos, se Deus permitir, conhecendo o país. Adoro o que conheço nos Estados Unidos: New York, Boston, Miami, Savannah, Charleston, só para citar algumas.
Viu com a lista fica rapidinho comprida?
Ainda há muito o que ser visto, visitado! Não conheço nada da Ásia, Austrália. Nunca estive na África. Tenho uma lista de lugares que gostaria de conhecer. Espero ter tempo! Desejo que vocês também tenham tempo e disposição para conhecer muitos lugares lindos e interessantes por aí.