Dia Nacional da Suíça
"O Dia Nacional da Suíça está relacionado com o Pacto Federal dos Waldstätten (“cantões florestais”), concluído em princípios de agosto de 1291. É o primeiro pacto escrito de que há registro, mas hoje se sabe que não foi essa a primeira aliança entre as três comunidades envolvidas - Uri, Schwytz e Unterwald - os mais antigos cantões da Suíça.
Este pacto foi quase ignorado durante séculos e a criação de uma festa nacional nunca foi considerada. É evidente que sempre houve festas e cerimônias patrióticas.
Em agosto de 1805, por exemplo, realizou-se a primeira “Festa Suíça dos Pastores” nos campos de Unsprunnen. Vieram espectadores de todas as regiões da Confederação, bem como do estrangeiro, para assistir às diversas competições: tiro ao alvo, trompa alpina, luta “à la culotte” (luta tipicamente suíça) e lançamento de pedra.
Porém, foi unicamente no século XIX que se manifestou a vontade de “oficializar” uma verdadeira festa nacional, celebrada ao mesmo tempo em toda a Confederação.
Em 1889/90, com a aproximação do 600º aniversário do Pacto, o Governo e o Parlamento decidiram finalmente que a fundação da Confederação seria festejada em 1º de agosto."
Na data há muitas comemorações e tradicionais queima de fogos. Muitas famílias aproveitam o dia indo às montanhas ou participando do tradicional brunch, organizado por alguns restaurantes e fazendas do país.
Basel conta com uma grande festa que começa no fim da tarde do dia 31 de julho. À meia-noite há a queima de fogos. O dia primeiro de agosto é feriado nacional. Nos dias que antecedem o feriado são vendidos desde fogos de artifício a bandeiras, pratos, guardanapos e muitos (muitos mesmo!) produtos comemorativos.