Dez hábitos suíços
Até por uma questão geográfica - Suíça e Alemanha são países vizinhos - os costumes são muito parecidos, mas nem sempre iguais.
O que observei* nos 15 anos em que moro no país {em comparação com a lista do artigo citado}:
1. Domingo na Suíça também é dia de descanso. Ninguém quer incomodar ninguém e por isso maneram no barulho. Nos dias quentes de primavera e verão pode haver um pouco mais de movimento porque as pessoas finalmente podem se sentar nas varandas e jardins.
2. O que recomendam aqui na Suíça é que se abra por inteiro as janelas por alguns minutos, para que o ar circule, mas depois realmente muita gente fecha tudo, persianas inclusive. No verão vejo portas e janelas abertas por um período maior de tempo e muita gente tem protetores especiais para que os insetos não entrem nas casas e apartamentos.
3. Eles gostam de celebrar na data correta - seja aniversário, natal, ano novo. Também preferem receber os presentes no dia do nascimento, no dia 25 de dezembro e só dirão "feliz ano novo" quando o ano virou - antes desejarão que você tenha "uma boa virada de ano" {einen guten rutsch ins neue jahr}. Já riram muitas vezes quando desejei um feliz ano novo no fim do mês de dezembro e muitas vezes fizeram essa observação. Também não costumam desejar um feliz ano novo se o encontro fôr depois dos primeiros dias do mês de janeiro.
4. Muitos imóveis na Suíça são alugados {a maioria}. Mas aqui a cozinha está sempre montada, não é como na Alemanha onde os ex-moradores muitas vezes levam a cozinha e os eletrodomésticos com eles.
5. Há supermercados onde realmente os funcionários registram os produtos em alta velocidade: Lidl & Aldi não me deixarão mentir.
Nas redes de supermercados suíços {Coop, Migros, Denner, Volg} eles não são tão velozes e o consumidor terá mais tempo para empacotar as compras.
6. Pedir água sem especificar significa receber água com gás. Se quiser água sem gás, deixe claro. Nas casas dos amigos a água sem gás possivelmente virá das torneiras - é tão boa quanto a água engarrafada/comprada.
7. Mesma coisa. Lembrando que se quiser apenas dar um sinal de "mais uma água/ mais uma cerveja/etc" sinalize com o dedo polegar. O indicador dá a entender que você quer dois ao invés de um! Eles começam a contagem pelo dedo indicador por essas bandas...
8. Nem saberia dizer se o almoço é quente e o jantar frio aqui na Suíça. Diria o contrário já que muita gente prefere se alimentar com um sanduíche frio, salada ou fruta durante o horário de almoço e no horário de jantar com uma massa, sopa ou prato mais quente. Nos fins de semana o brunch, uma mistura de café/almoço, é muito comum e as pessoas acabam se alimentando uma ou duas vezes no dia.
9. Muitos filmes são mesmo dublados. Se quiser ver o filme na língua original terá que ir a um cinema numa cidade maior {Basel, Zurique, Aarau, etc.} e nesse caso haverá a legenda em alemão e muitas vezes em alemão e francês.
10. Os suíços, assim como os alemães, não têm problema com a nudez. Tirarão a roupa sem problemas numa consulta médica, numa sauna, no banheiro do clube, etc. Mas não os vejo pelados em parques, por exemplo. E já vi muitos em parques alemães...
*são observações pessoais, da minha experiência dos anos em que vivo aqui. Pode haver diferenças com alguém que viva em outro cantão, por exemplo.