top of page

Dez hábitos suíços

Até por uma questão geográfica - Suíça e Alemanha são países vizinhos - os costumes são muito parecidos, mas nem sempre iguais.

O que observei* nos 15 anos em que moro no país {em comparação com a lista do artigo citado}:


1. Domingo na Suíça também é dia de descanso. Ninguém quer incomodar ninguém e por isso maneram no barulho. Nos dias quentes de primavera e verão pode haver um pouco mais de movimento porque as pessoas finalmente podem se sentar nas varandas e jardins.


2. O que recomendam aqui na Suíça é que se abra por inteiro as janelas por alguns minutos, para que o ar circule, mas depois realmente muita gente fecha tudo, persianas inclusive. No verão vejo portas e janelas abertas por um período maior de tempo e muita gente tem protetores especiais para que os insetos não entrem nas casas e apartamentos.


3. Eles gostam de celebrar na data correta - seja aniversário, natal, ano novo. Também preferem receber os presentes no dia do nascimento, no dia 25 de dezembro e só dirão "feliz ano novo" quando o ano virou - antes desejarão que você tenha "uma boa virada de ano" {einen guten rutsch ins neue jahr}. Já riram muitas vezes quando desejei um feliz ano novo no fim do mês de dezembro e muitas vezes fizeram essa observação. Também não costumam desejar um feliz ano novo se o encontro fôr depois dos primeiros dias do mês de janeiro.


4. Muitos imóveis na Suíça são alugados {a maioria}. Mas aqui a cozinha está sempre montada, não é como na Alemanha onde os ex-moradores muitas vezes levam a cozinha e os eletrodomésticos com eles.


5. Há supermercados onde realmente os funcionários registram os produtos em alta velocidade: Lidl & Aldi não me deixarão mentir.


Nas redes de supermercados suíços {Coop, Migros, Denner, Volg} eles não são tão velozes e o consumidor terá mais tempo para empacotar as compras.


6. Pedir água sem especificar significa receber água com gás. Se quiser água sem gás, deixe claro. Nas casas dos amigos a água sem gás possivelmente virá das torneiras - é tão boa quanto a água engarrafada/comprada.


7. Mesma coisa. Lembrando que se quiser apenas dar um sinal de "mais uma água/ mais uma cerveja/etc" sinalize com o dedo polegar. O indicador dá a entender que você quer dois ao invés de um! Eles começam a contagem pelo dedo indicador por essas bandas...


8. Nem saberia dizer se o almoço é quente e o jantar frio aqui na Suíça. Diria o contrário já que muita gente prefere se alimentar com um sanduíche frio, salada ou fruta durante o horário de almoço e no horário de jantar com uma massa, sopa ou prato mais quente. Nos fins de semana o brunch, uma mistura de café/almoço, é muito comum e as pessoas acabam se alimentando uma ou duas vezes no dia.


9. Muitos filmes são mesmo dublados. Se quiser ver o filme na língua original terá que ir a um cinema numa cidade maior {Basel, Zurique, Aarau, etc.} e nesse caso haverá a legenda em alemão e muitas vezes em alemão e francês.


10. Os suíços, assim como os alemães, não têm problema com a nudez. Tirarão a roupa sem problemas numa consulta médica, numa sauna, no banheiro do clube, etc. Mas não os vejo pelados em parques, por exemplo. E já vi muitos em parques alemães...

*são observações pessoais, da minha experiência dos anos em que vivo aqui. Pode haver diferenças com alguém que viva em outro cantão, por exemplo.

RECENT POSTS
SEARCH BY TAGS
ARCHIVE
bottom of page