Sechseläuten
- Andréa Hagen
- Apr 16, 2018
- 1 min read
A Suíça mantêm diversas tradições. E os suíços orgulham-se em preservar seus costumes locais próprios e presenteiam o país com uma enorme riqueza de eventos culturais.
Em Zurique, o inverno termina oficialmente hoje, com o "Sechseläuten" - "Sächsilüüte" no dialeto suíço - um festival de primavera bem antigo que acontece na cidade todos os anos, na terceira segunda-feira do mês de abril.
A origem da festa remota ao ano de 1818, quando uma primeira corporação realizou desfiles noturnos - a cavalo e com acompanhamento musical. Desde 1862, há queima do chamado "Böögg" um boneco de neve com mais de três metros de altura que simboliza o inverno.

O boneco é queimado pontualmente às 18 horas na praça "Sechseläutenplatz" de Zurique, logo após um desfile e acredita-se que quanto mais rápido a cabeça do boneco explodir, mais quente, agradável e longo será o verão.
Milhares de habitantes da cidade e alguns turistas assistem ao espetáculo e usam os restos das cinzas para fazer um churrasco - assam pães e linguiças.
A data não é considerada feriado oficial mas muitas lojas, escritórios e bancos encontram-se fechados neste dia.
O nome do festival significa, ao pé da letra, "o bater das seis" e refere-se a uma tradição medieval. De acordo com uma lei de 1525, o fim do horário do trabalho passa a ser às 6/18h e não mais às 5/17h. A troca foi marcada pelo soar dos sinos da catedral.
Imagem: Energy Zürich