Fasnacht, o carnaval suíço
Na Suíça Alemã o Carnaval é conhecido como Fasnacht. São dias de muita diversão, música, belas máscaras & fantasias e desfiles que frequentemente fazem críticas a alguns acontecimentos recentes - especialmente relacionados à política.
O mais famoso carnaval do país acontece em Basel e, para mim, o mais bonito é o de Lucerna.
Quem gosta e participa da festa carrega um broche, chamado de Plakette. A compra do Plakette serve como uma espécie de patrocínio e é repassada aos grupos participantes.
Na Basiléia/Basel o desfile começa sempre às quatro horas da manhã - a abertura é chamada de Morgestraich e é tradição desde 1835. Os blocos desfilam sob o som do Guggenmusik e atravessam a cidade segurando lanternas de papel {costume desde 1845 quando as tochas foram proibidas}. Esses grupos procuram andar no mesmo ritmo e tocam músicas com percussão e metais. Outra tradição são os Schnitzelbänke que recitam versos bem engraçados e apresentam-se em alguns bares e restaurantes das cidades. Nem sempre é fácil entender sobre o assunto que tratam - os temas são relacionados à política e a língua é o dialeto suíço. Uma sopa feita de farinha - Mehlsuppe - é encontrada em vários locais.
Em Lucerna as pessoas vão às ruas às cinco horas da manhã e a abertura é conhecida como Urknall.
Acredita-se que as máscaras de carnaval tenham o objetivo de espantar os maus espíritos do inverno e comemorar a chegada da primavera.