Dia dos três reis magos
Hoje, dia 6 de janeiro, é o dia dos 3 reis magos: Baltasar, Melchior e Gaspar. Os reis magos foram homens que, guiados por uma estrela, visitaram Jesus logo após o seu nascimento.
Baltasar, rei da Arábia e de cor negra; Melchior, rei da Pérsia e de cor branca e Gaspar, rei da Índia e de cor amarela representam todos os povos, de todas as regiões.
Levaram à Jesus presentes com significados especiais: o ouro, que representava a nobreza; o incenso que representava a fé e a mirra que representava o sacrifício.
Todos os três reis magos acreditavam em sonhos, profecias e sinais da natureza e estrelas.
Aqui na Suíça, o dia é comemorado com um pão doce, o Dreikönigskuchen, que representa os presentes que foram oferecidos à Jesus. A coroa que vem junto ao pão representa o ouro, o açúcar e passas representam a mirra e o incenso é representado pelo cheiro doce do pão.
Compra-se o pão nas principais padarias e confeitarias das cidades e cada membro da família serve-se de um pedaço. Dentro de um deles haverá uma pequena figura de rei, feita de plástico. Quem tiver a sorte de ter a figura no pedaço do pão é rei por um dia!
Também no dia 6 de janeiro e seguindo uma tradição muito antiga algumas pessoas marcam com giz ou colam um adesivo na parte superior das portas de suas casas e apartamentos com os números e letras 20 * C + M + B + 20 para que as residências sejam protegidas.
20 e depois o 20 indicam o ano 2020 e CMB significam Gaspar (Caspar, em alemão), Melchior e Baltasar. Também quer dizer "Christus Mansionem Benedicat" = Senhor abençoe essa casa.
Dessa forma as pessoas continuam a mostrar a crença e confiança em Deus.
Em algumas igrejas são distribuídas garrafas com água "dos reis magos" -Dreikönigswasser - que protegerá a casa dos maus espíritos pelos próximos 7 anos.