top of page

Presentes - faça o que mandar o seu coração

Fim de ano, natal se aproximando e eu me questionando {mais uma vez} se devo ou não enviar um pequeno presente de natal aos professores do meu filho.

Não é muito comum por aqui agradecer aos professores por sua dedicação com um presente. Apenas uma vez vi um grupo de pais e mães se organizando para dar algo a uma professora que as crianças não veriam mais. Cada família deu 10 francos e um jantar em um restaurante japonês foi oferecido na forma de um vale. E já soube de uma professora que se alterou com um aluno por achar que o presente recebido era inadequado - grande/caro demais.

Quando o Nicholas, meu filho, estava no Kindergarten - Jardim de infância - enviei no seu primeiro aniversário um bolo e pequenas lembranças para os colegas. No dia seguinte a mãe de um colega me chamou a atenção. Quis saber porquê tinha dado uma sacolinha com balas e pequenos brinquedos e disse-me que achava péssimo pois se sentia na obrigação de fazer o mesmo quando o aniversário do filho chegasse. Expliquei que era um gesto comum no Brasil, meu país de origem, que na verdade era uma forma de agradecimento pelo carinho e atenção recebidos. Que gostaria de manter essa espécie de tradição. Vi que a mulher ficou bem incomodada. No aniversário do filho também providenciou um saquinho de doces aos demais colegas. E desde então tenho visto muitas sacolinhas de lembranças dadas em aniversários. Sabe-se se lá se nós, brasileiros, começamos com essa moda!

Não há dia dos professores e mal se comemora o dia dos pais. Aqui é bonito dar algo feito artesanalmente. Já vi gente chegando com pão como presente de natal. Confesso que acho especial. Respeito muitíssimo o modo de lidar e de celebrar dos suíços. Acho-os desapegados, sem generalizar é claro. Apenas tenha em mente que os valores são bem diferentes dos nossos.

RECENT POSTS
SEARCH BY TAGS
ARCHIVE
bottom of page