New York
- Andréa Hagen
- Oct 29, 2016
- 3 min read
Retornamos há pouco de NYC. Fui com meu marido e filho, um adolescente de quase 13 anos, e ficamos 9 dias na cidade. A estação escolhida, mais uma vez, foi o outono - talvez por consideramos a estação mais bonita e agradável para passearmos pelo Central Park e caminharmos pelo High Line Park. A temperatura é ideal para andarmos bastante pela cidade - no nosso caso uma média de 20 km por dia.

Em Nova Iorque há tanta coisa para fazer e ver, que fica muito difícil fazer qualquer tipo de lista [resumida] com dicas. Deixo aqui o nosso roteiro - um misto de visitas às atrações turísticas e locais nem tão visitados assim, nossas escolhas e preferências nessa última passagem pela Big Apple. E deixarei outros posts menores, tratando dessas visitas de forma separada.
1. Passeio pelo Central Park. Alugamos as nossas bicicletas antecipadamente online. Tivemos um desconto de 50%. Não se pode pedalar em algumas pequenas vias no parque. Por isso, muita atenção a sinalização! O percurso é de, aproximadamente, 10 km. Outra boa idéia para ver o parque é alugar uma canoa no Loeb Boathouse.

2. Visita a pelo menos um desses grandes museus de arte: The Metropolitan Museum of Art; The MoMA, The Guggenheim ou Frick Collection. Estivemos no MET este ano e adoramos ter passado algumas horas por lá.


3. Nova Iorque é um dos melhores lugares do mundo para se comer. Há restaurantes e chefs estrelados e uma variedade incrível de cozinhas e sabores. Não deixem de experimentar os ótimos hambúrgueres, hot-dogs, bagels, cupcakes, brownies e cookies tão famosos na cidade!

Coma em um dos restaurantes considerados ícones da gastronomia de NY: Delmonico's, The River Cafe {atenção porque aqui há um dresscode} ou Katz's Delicatessen, por exemplo.

Alguns restaurantes da cidade estão incluindo a gorjeta na conta, Tip included. Se não estiver calculada apenas dobre o valor da taxa/imposto e esse será o valor justo da gratificação pelo serviço prestado.
4. Grand Central Terminal - a estação central fica em um edifício belíssimo e tem boas opções gastronômicas. Há uma Magnolia Bakery na praça de alimentação e se fosse você não deixaria de experimentar um dos maravilhosos cupcakes que ficaram ainda mais conhecidos na série Sex and the city.

5. Visite o American Museum of Natural History. Meu filho é fã do filme Night in the museum, com Ben Stiller, e soube que algumas cenas foram gravadas neste museu. O passeio foi programado e bem interessante.
6. High Line Park - evite os fins de semana.

7. Coma uma pizza no Roberta's. Roberta’s pizzaria surgiu da paixão de quatro amigos músicos por pizza que foram para a Itália aprender com um pizzaiolo todas as táticas para se fazer uma boa pizza. O ambiente, no Brooklin, é rústico e a pizza, sensacional. Eles não aceitam reserva e a espera pode ser longa. Fica em Bushwick, na 261 Moore Street.
*Quando estávamos na cidade o Roberta's montou um restaurante/quiosque temporário na feira Urbanspace Broadway Bites. Que sorte a nossa!

8. Brooklyn Bridge - Acho mais interessante caminhar do Brooklin em direção a Manhattan. Na dúvida atravesse a ponte duas vezes. Para evitar multidões vá logo cedo ou a noite, durante o pôr do sol. Atenção ao espaço para bicicletas!

9. Visite o Memorial 9/11. Muito bem feito, tocante! Comece a visita assistindo ao documentário, no andar superior do museu.

10. Assista um show na Broadway. Há entradas com descontos na Tkts que fica embaixo da arquibancada da Times Square. Vale conferir nos murais o que eles oferecerão durante o dia. Há também opções fora do circuito com ingressos muito mais baratos.
11. Staten Island Ferry, a travessia com esta balsa é gratuita, dura aproximadamente 30 minutos e proporciona uma vista incrível [desde que você fique ao lado das janelas ou melhor ainda, do lado de fora da balsa] de Manhattan e da Estátua da Liberdade.

Circle Line - o passeio que fizemos durou 3 horas e valeu cada minuto e centavo. Procure chegar cedo para se sentar do lado de fora do barco ou ao lado de uma das janelas.

12. Empire State Building e/ou Top of the Rock - Rockefeller Center. Entre os dois, ficamos com o segundo porque do Rockefeller avistamos o Empire State! :)

13. Fifth Avenue - veja as melhores lojas do mundo.
14. Times Square - dispensa apresentações.

15. City Kitchen, Chelsea Market, Gansevoort Market ou Smorgasburg no Seaport District - espaços gourmets com opções deliciosas.


16. Bryant Park & Biblioteca Pública. Durante o inverno no Bryant Park, que fica bem ao lado da biblioteca pública, você patina por U$15 e se levar o próprio patins não paga nada. Patinar no Rockefeller custa U$40, só para comparação.
17. Chinatown & Little Italy.
