Stoos
Stoos é uma pequena vila localizada no cantão Schwyz, acima do lago de Lucerna. Carros não circulam por aqui.
Fazia tempo que não visitava Stoos! Da última vez que estivemos na montanha passamos por um trecho tão íngreme e tive tanto medo que adiei a volta o quanto pude.
Vi algumas fotos e relembrei a beleza do lugar, resolvi retornar. No entanto, desta vez fizemos outro percurso. Seguem as dicas. Calculando a rota: Fomos de carro até a estação Schlattli-Stoos - é esta a rota recomendada para os dias de férias e de calor, quando a previsão é que muita gente venha visitar a região. Quem preferir pode ir até Morschach e tomar o bondinho até Stoos.Estacionamos e seguimos com um funicular até Stoos. Após uma caminhada de aproximadamente 10 minutos subimos de "Sessellift", um teleférico, até Klingenstock. E de Klingenstock a Fronalpstock seguimos à pé pelas trilha sinalizada. São aproximadamente 2 horas e meia de caminhada e a diferença de elevação chega a 400 metros. O grau de dificuldade é apontado como médio. A trilha da montanha é protegida com correntes e cordas nos trechos mais perigosos. O esforço físico é moderado - há subidas que exigem bons sapatos, joelhos e fôlego! Entre Klingenstock e Fronalpstock não há nenhum restaurante ou quiosque. Com um pouco de sorte e bom tempo vocês poderão encontrar vendedores de queijos. Por isso o ideal é planejar minuciosamente o passeio.
Peçam informações no momento da compra da passagem, peguem o mapa e conheçam as condições meteorológicas. Levem água, frutas e pequenos lanches. Fronalpstock fica a 1'922 metros de altitude. Deste ponto a paisagem é arrebatadora! Daqui podem ser vistos 10 lagos, a cidade de Brunnen e montanhas como Pilatus, Rigi e Säntis.