Aareschlucht, o desfiladeiro do Aare
Depois de ter visto inúmeras fotos do desfiladeiro do Aare - conhecido como Aareschlucht em alemão - coloquei-o na minha lista de desejos. Esqueci-me do local por um bom tempo até que, aproveitando um feriado, saímos para conhecê-lo.
Como é um pouco afastado de onde moramos - 2 horas de viagem - optamos por fazer o passeio de trem. Fomos primeiramente até Lucerna de onde tomamos o segundo trem que nos levaria até Meiringen.
No caminho é possível observar belas paisagens: Sarnen, Sachseln, Giswil, Lungern e Brünig.
Em Meiringen tomamos um pequeno trem que nos deixou na entrada do lado leste - a estação Aareschlucht Ost - uma atração à parte, dando-nos a sensação de estarmos num lugar secreto. A parada fica dentro da montanha e tem que ser sinalizada - aqui na Suíça eles chamam de Halt auf Verlangen - e por isso é necessário apertar o botão para que o trem páre por lá.
Atravessa-se uma ponte, sobe-se um pequeno trecho e chega-se à entrada do desfiladeiro formado pelo rio Aare. Tínhamos comprado as passagens juntamente com as entradas para a atração em uma estação de trem, esse Kombi-Ticket - como é chamado por aqui - nos deu um desconto de 10% no preço total. Quem quiser, pode comprar a entrada lá na hora. A tabela é a seguinte: Adultos: Fr. 8,50 Crianças de 6-16 anos: Fr. 5 Crianças de até 6 anos: entrada gratuita Há entradas que combinam este passeio "Aareschlucht" com o passeio até a queda d'água "Reichenbach Falls": Adultos: Fr. 15 Crianças de 6-16 anos: Fr. 11 Há também uma entrada no lado oeste, mais próximo de Meiringen. Optamos pela entrada do lado leste porque lemos sobre a pequena estação/parada no meio da montanha e também sobre começar a caminhada por um lado mais aberto do desfiladeiro que se fecharia causando uma sensação ainda mais espetacular do lugar! Não nos arrependemos.
O desfiladeiro do Aare, também conhecido por Canyon ou Garganta do Aare, é um acidente geográfico que forma dois imensos penhascos dos dois lados do rio. O Aare é um rio que corta a cidade de Berna e uma parte dele passa por essa ravina de calcário. A água vem do derretimento das geleiras e por isso há essa coloração muito especial ao rio. Você vai caminhar 1,4 quilômetros por passarelas de madeira, todas elas pregadas nas rochas, além de túneis que acompanham o curso do rio. O percurso todo é feito em cerca de 40 minutos. Considere que dentro do Aareschlucht a temperatura é mamis baixa, uns 10 graus a menos do que do lado de fora. Leve um agasalho. O canyon Aaare está aberto a público desde 1888 e é um local formado pelas transformações da natureza desde o período Cretáceo. Um passeio fascinante!
Você encontrará um restaurante e uma pequena loja de souvenirs - na entrada/saída do lado oeste. *O restaurante estava muito cheio e nosso atendimento foi bem demorado. Existe a possibilidade de você se servir no balcão da cozinha - se estiver com fome opte pelo self-service!