Freiburg
- Andréa Hagen
- Dec 27, 2015
- 3 min read
Fundada em 1120, Freiburg é uma entrada natural para a região da Floresta Negra - Schwarzwald - uma das mais pitorescas da Alemanha.

As ruas são acompanhadas por estreitas valetas, as conhecidas Bächle, que proporcionavam água para apagar os incêndios de antigamente.


Na Münsterplatz, praça da catedral, há um mercado de segunda à sábado onde é possível comprar produtos artesanais além de frutas e legumes frescos da região. Quanto mais cedo você chegar, melhor. Experimente uma "Wurst", salsicha, num dos stands locais.


A belíssima Münster, catedral da cidade, começou a ser erguida no século 13 e tem estilo gótico. A Kaufhaus, o edifício vermelho na praça da catedral com arcadas e frontões decorados, foi concluída em 1520 e servia de local para as reuniões entre os mercadores. Na mesma praça, edifícios de períodos distintos, uma galeria para compras e uma loja especial para vinhos. Martinstor era uma das portas da cidade e hoje abriga um McDonald's. Experimente caminhar pela longa rua atravessando-a.

Schlossberg - a montanha é como uma extenção da floresta negra, tem um Biergarten e uma bela vista da cidade. Fica bem próximo da Schwabentor, outra porta da cidade. Weihre é um bairro ao sul do centro com prédios antigos, boas lojas e restaurantes. Stühlinger é a região com uma concentração enorme de estudantes e muitos Cafés. Gutersal é uma espécie de vila, bem charmosa, dentro da cidade. Onde comer: No Markthalle - Grünwäldstrasse 4 - bem próximo da Martinstor, ótimo local para uma refeição rápida e variada. Tem de tudo um pouco: comida italiana, persa, mexicana, indiana e até brasileira. Para quem estiver com saudades é possível comer uma feijoada, moqueca ou bobó de camarão! Na mesma rua, no número 17, fica o Tacheles, restaurante rústico em um porão que serve vários tipos de Schnitzel, acompanhado de molhos e batatas diversos. A influência da Alsácia, região francesa vizinha, faz com que muitos cafés e restaurantes sirvam a Flammkuchen, uma espécie de pizza bem fina coberta de creme fraiche e ingredientes da sua preferência. Gosto muito da clássica, com cebolas e pedacinhos de bacon. Experimente o prato no Cafe Légère ou no Art Café - ficam lado a lado na rua Niemenstrasse 6/8. Também na Niemenstrasse você experimentará a melhor Currywurst da cidade, no Mensa Drei (número 7), e o delicioso sorvete da Incontro gelateria (número 3). A rua também é ponto de encontro dos estudantes à noite pois fica bem próxima da universidade e possui uma enorme variedade de bares, cafés e restaurantes. A Feierling é a cerveja local, pouco adocicada e não filtrada. Experimente uma na Hausbrauerei Feierling, Gerberau 46. O Schlosscafe é um lodge antigo de caça, fica um pouco afastado do centro, tem bons pratos e uma bela vista da cidade. Funciona das 10 às 24h e fica na Kapellenweg 1. Enoteca: reserve! Restaurante muito bem decorado, bom cardápio, ótimos vinhos. Para os românticos. Fica na Gerberau 21. Na Insel 1 fica o hotel-restaurante Sichelschmiede, muito charmoso, com ambiente rústico. Para pratos regionais e boa bebida. Schlappen é um bom local para um drink. Fica na Löwenstrasse 2. Freiburg conta com boas lojas e galerias. Visite a Karstadt, Kaufhof e a Breuninger. Na loja Gutenberg, artigos lindos de papelaria. Papermoon na Schusterstr. 31, para artigos decorativos. Culinara Zoller, uma Delikatessen fantástica, com bons temperos, chocolates, vinhos & facas sensacionais. Fica na Konviktstraße 21. Calculando a rota: um dia é suficiente para conhecer a cidade. Mas se eu fosse você passaria uns 2 dias passeando por Freiburg.


Caso queira ou possa permanecer um pouco mais, faça um passeio pelo lago Titisee e/ou Feldberg. Se estiver de carro e a procura de um lugar especial, reserve um quarto no Schloss Reinach em Munzingen, cidade vizinha.