top of page

Berggasthaus Aescher-Wildkirchli

  • Writer: Andréa Hagen
    Andréa Hagen
  • Aug 30, 2015
  • 3 min read

As fotos desta pensão & restaurante circularam tanto nos últimos meses - em blogs e revistas de turismo - que acabei por colocá-los na minha lista de desejos.

Resolvemos fazer a viagem de carro. De trem duraria uma hora a mais e, considerando que era dia de "Street Parade" em Zurique, achamos que não seria conveniente passar pela cidade. Seguimos então para a pequena Wasserauen. Wasserauen fica no cantão Appenzell Innerrhoden (AI), bem perto das cidades de Sankt Gallen e também de Appenzell.

Quem segue de trem pára exatamente em frente à estação onde são vendidos os bilhetes para quem deseja subir e/ou descer de teleférico. Existe um restaurante bem simpático também ao lado da parada. Como estava muito quente (32 graus) e fomos informados de que o caminho era muito íngreme, decidimos subir de gôndola e fazer a caminhada no sentido contrário, descendo a montanha. O bilhete para o transporte de Wasserauen à Ebenalp custa 20 francos para ida OU volta e 29 francos para Ida & Volta. Crianças pagam 6,50 ou 11 francos, respectivamente. Informem-se sobre os valores, caso tenham Halbtax, GA ou ainda o Swiss Pass. Os bondinhos fazem a viagem a cada 15 minutos. Em alguns minutos chega-se à Ebenalp - 1644 m de altitude.

E quando chega-se no topo, com tempo bom, você poderá observar a região de Appenzell, Sankt Gallen e o Lago Constança, na Alemanha.

Agora é seguir as placas indicativas. Fomos para a *Gasthaus Aescher*. No caminho você atravessará uma gruta, que já abrigou centenas de ursos, depois passará por uma casa que serviu de moradia a padres ermitães e por uma pequena capela.

Só mais alguns passos e chega-se à *Berggasthaus Aescher*, construção incrível com mais de 170 anos.

O local funciona como restaurante e alojamento - há espaço para 40 pessoas. É bem simples, mas confesso que foi alí que comi o melhor rösti (com queijo e salada) da minha vida e bebi o Sprite mais quente (rs)! A bebida é estocada em pedras, acho que nem há uma geladeira! Se quiser almoçar por aqui, chegue cedo ou bem depois do horário do almoço pois o lugar é disputadíssimo! Bom, com a barriga cheia é hora de fazer a digestão e caminhar bastante para queimar as calorias... Há várias rotas. No próprio site existe a descrição das trilhas e grau de dificuldade. Tínhamos considerado fazer a rota 5, de Ebenalp até Wasserauen, descrita uma caminhada tranquila de aproximadamente 2 horas. Conversando com um morador local fomos aconselhados a seguir para Seealpsee usando a rota número 8. O caminho é íngreme e exige concentração, bons joelhos e sapatos ou botas para trekking. Não o recomendo para crianças pequenas, a não ser que estejam acostumadas com caminhadas em montanhas. *Informação: Não há espaço para se sentar e descansar entre Wildkirchli e Seealpsee. Seealpsee tem um lago belíssimo com água transparente. É possível caminhar ao redor do lago - passeio de 45 minutos. Para quem não tem medo de água fria: leve um biquini/maiô/short! Há dois restaurantes nesta parada.

Podíamos ter continuado na rota nr. 8 mas resolvemos seguir outro caminho que não consta no mapa do site. Foi uma dica do morador local que encontramos mas existem placas indicando o caminho de aproximadamente 50 minutos até Wasserauen. É cansativo - não esqueçam de levar garrafas com água! Há muitas pedras então, cuidado com os pés.

Como há várias opções de rota, fica difícil calcular o tempo de caminhada. A nossa durou aproximadamente 3 horas. Reserve um dia inteiro para o passeio. Foi uma das mais belas viagens que já fiz aqui na Suíça. A região é lindíssima e super recomendo!

Recent Posts

See All
RECENT POSTS
SEARCH BY TAGS
ARCHIVE
bottom of page